Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (1973)

Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (1973)

Após se classificar entre os melhores do VII Festival Internacional da Canção, em 1972, Raul Seixas foi contratado pela gravadora Philips/Phonogram, onde realizaria um sonho de infância: gravar um disco antológico de clássicos do Rock ‘n’ Roll e da Jovem Guarda. Com o selo Polyfar, Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock foi lançado em maio de 1973 contando com músicas de Elvis Presley, Carl Perkins, Neil Sedaka, Celi Campello, Roberto e Erasmo Carlos, dentre outros.

Rock Generation

Como Raul já começava a fazer sucesso com seu primeiro álbum solo, a gravadora achou que o disco de covers poderia atrapalhar as vendas de Krig-Ha, Bandolo!. Por isso, optou por não colocar o nome do roqueiro baiano na capa de Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock. Ao invés disso, as músicas foram creditadas a uma suposta banda chamada Rock Generation. A banda que gravou o LP com Raul era composta por Jay Vaquer e Rick Ferreira (guitarras), Novelli (baixo), José Bertrami (tecladista) e Bill French (bateria). O nome de Raul Seixas somente aparecia na contra-capa, como diretor de produção, ao lado de Nelson Motta.

Reedições

Graças ao sucesso de Krig-Ha, Bandolo! e Gita, a Phonogram decidiu em 1975 ressuscitar o já esquecido disco de clássicos. Rebatizado como 20 Anos de Rock, o álbum aproveitava a notoriedade de Raul, destacando o nome do cantor numa capa que trazia um retrato de Raulzito assinado por Luiz Trimano. Além disso, a gravadora decidiu mudar a ordem das faixas e introduzir palmas para dar a impressão de gravação ao vivo. As mudanças desagradaram Raul. O álbum seria relançado mais um vez, em 1985, sob o título 30 Anos de Rock. Os relançamentos foram motivo de chacota para o jornalista Ayrton Mugnaini Jr.: “Aguardem a edição intitulada 10 Mil Anos de Rock.”

 

Faixas

Rock Around The Clock / Blue Suede Shoes / Tutti Frutti / Long Tall Sally
Rua Augusta / O Bom
Poor Little Fool / Bernardine
Estúpido Cupido / Banho De Lua / Lacinhos Cor-de-Rosa
The Great Pretender
Diana / Little Darling / Oh! Carol / Runaway
Marcianita / É Proibido Fumar / Pega Ladrão
Jambalaya / Shake, Rattle and Roll / Bop-A-Lena
Only You
Vem Quente Que Eu Estou Fervendo

Ficha técnica

Produção musical: Marco Mazzola e Raul Seixas
Arranjos de base: Raul Seixas
Arranjos de orquestra: Chiquinho de Moraes
Abertura: Miguel Cidras
Técnicos de gravação: Ary Carvalhães, João Moreira, Luigi Hoffer
Mixagem: Marco Mazzola
Corte: Joaquim Figueira
Capa: Luis Trimano
Arte Final: Jorge Vianna

Violão: Raul Seixas
Guitarra: Jay Anthony Vaquer e Raul Seixas
Sintetizador: Luiz Paulo Bello Simas
Piano: José Roberto Bertrami
Baixo: Paulo César Barros e Novelli
Bateria: Bill French e Mamão

Flávio Magalhães

Jornalista metido a escritor que dirige um Fusca azul nas horas vagas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: