Lançado em 1971 pela CBS, atual Sony Music, Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta: Sessão das 10 é resultado da parceria entre Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada. Produzido pelo próprio Raul, então funcionário da gravadora, o álbum retratava os tempos da Ditadura Militar e da efervescência no cenário musical tupiniquim com um tom provocativo e apresentava vinhetas bem-humoradas entre as faixas.

A ideia inicial foi de Raul Seixas, inspirado pelos recém lançados discos Freak Out (1966), de Frank Zappa, e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), dos Beatles, além da brasileira Tropicália. Cada um cantou duas canções sozinho – Raul e Sérgio cantaram juntos outras três. Raul tocou praticamente todos os instrumentos. As composições são todas de Raul e Sérgio Sampaio, exceto “Soul Tabarôa”, de Antônio Carlos e Jocáfi e “Chorinho Inconsequente”, parceria de Sampaio com Edy Star.

Lendas

O disco é cercado de diversas histórias. Raulzito sempre espalhou a versão de que o álbum fora gravado às escondidas, durante uma viagem do presidente da gravadora. No entanto, Edy Star contesta essa versão e já afirmou que a CBS tinha total ciência da gravação do LP, que foi feita com hora marcada e durou cerca de 15 dias. Outras lendas, como a da harpa egípcia (ouça abaixo), ajudam a manter a mística em torno do álbum.

Ignorado

As composições dos kavernistas não agradaram a CBS. As de Edy, especialmente, sofreram com o corte da censura. O resultado não poderia ser diferente: um fiasco comercial. Rejeitado também pelas rádios, logo o álbum desapareceu do mercado.

Posteriormente, o disco voltou às lojas no formato CD, primeiro numa edição limitada da Rock Company (1995) e, depois, pela Sony (2000 e 2010). Ironicamente, se tornou um dos mais cultuados da discografia do roqueiro baiano, que afirmava gostar do disco.

“Valeu a pena, apesar de ter vendido muito pouco. Foi também a primeira vez que eu fiz algo para ser consumido e do qual me senti paranoicamente orgulhoso e feliz.”

1971 - SGOK apresenta Sessão das 10

Faixas

Êta Vida (Raul Seixas/Sérgio Sampaio) Interpretação: Raul Seixas e Sérgio Sampaio
Sessão das 10 (Raul Seixas) Interpretação: Edy Star
Eu Vou Botar Pra Ferver (Raul Seixas) Interpretação: Raul Seixas e Sérgio Sampaio
Eu Acho Graça (Sérgio Sampaio) Interpretação: Sérgio Sampaio
Chorinho Inconsequente (Sérgio Sampaio/Erivaldo Santos) Interpretação: Miriam Batucada
Quero Ir (Raul Seixas/Sérgio Sampaio) Interpretação: Raul Seixas e Sérgio Sampaio
Soul Tabarôa (Antonio Carlos/Jocáfi) Interpretação: Miriam Batucada
Todo Mundo Está Feliz (Sérgio Sampaio) Interpretação: Sérgio Sampaio
Aos Trancos e Barrancos (Raul Seixas) Interpretação: Raul Seixas
Eu Não Quero Dizer Nada (Sérgio Sampaio) Interpretação: Edy Star
Dr. Paxeco (Raul Seixas) Interpretação: Raul Seixas
Finale Interpretação: Todos