De volta à CBS, agora como cantor, Raul lança o álbum Abre-te Sésamo em 1980. Com a produção do próprio Raul Seixas e de Mauro Motta, a edição original trazia um encarte/pôster com letras das músicas e músicos participantes. A parceria com o amigo Claudio Roberto é retomada. Neste disco aparecem as primeiras contribuições de Kika Seixas nas composições.

Abertura política

Segundo Raul, Abre-te Sésamo era uma homenagem à abertura política brasileira. O processo de abertura política começou em 1974, no governo do general Ernesto Geisel, que em seus discursos declarava que a abertura seria feita de forma “lenta, gradual e segura”. Entretanto, prevendo a vitória da oposição nas próximas eleições, o presidente Geisel tomou uma medida retrógrada. Fechou o Congresso Nacional, cassou parlamentares e mudou as regras eleitorais para favorecer o partido oficial do governo e garantir maioria parlamentar. O decreto ficaria conhecido como “pacote de abril”. Na eleição seguinte, João Batista Figueiredo assume como presidente e promete tornar o Brasil um país democrático. Em 28 de agosto de 1979, seu governo toma como medida a anistia aos cassados pelo regime militar.

Censura

Embora o regime militar parecesse estar numa fase mais branda, a censura do Governo Federal continuava. A música Rock das ‘Aranha’ foi proibida de ser executada em rádio e televisão, por suas referências sexuais, bem como Aluga-se, uma crítica à relação entreguista do Brasil com os demais países, como os Estados Unidos, e que o roqueiro sempre dedicava ao então ministro do Planejamento e ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. O álbum, que continha outras músicas como Conversa Pra Boi Dormir e Baby vendeu razoavelmente bem. Entretanto, Raul deixaria a CBS em seguida, pois a gravadora queria obrigá-lo a dedicar seu próximo disco a Lady Diana, que estava prestes a se casar com o príncipe Charles e, por isso, era o “assunto do momento”.

1980 - Abre-te Sésamo

Faixas

Abre-te Sésamo (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
Aluga-se (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
Anos 80 (Raul Seixas / Dedé Caiano)
Angela (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
Conversa Pra Boi Dormir (Raul Seixas)
Minha Viola (Raul Varella Seixas)
Rock das Aranha (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
O Conto do Sábio Chinês (Raul Seixas)
Só Pra Variar (Raul Seixas / Kika Seixas / Cláudio Roberto)
Baby (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
Ê, Meu Pai (Raul Seixas / Cláudio Roberto)
À Beira do Pantanal (Raul Seixas / Cláudio Roberto)

Ficha técnica

Direção artística: Mauro Motta e Adalberto Ribeiro
Produção: Mauro Motta e Raul Seixas
Arranjos de orquestra: Miguel Cidras
Arranjos de base: Raul Seixas e Celso Blues Boy
Técnicos de som: Eugênio de Carvalho, Manoel Magalhães, Ney e Élio Gomes
Mixagem: Eugênio de Carvalho e Manoel Magalhães
Montagem: Alencar
Direção de arte: Géu
Fotos: Frederico Mendes

Guitarra elétrica: Celso Blues Boy e Rick Ferreira
Lap Steel guitar: Rick Ferreira
Violão de doze cordas: Rick Ferreira
Baixo: Paulo César Barros e Luizão Maia
Bateria: Mamão
Piano: Miguel Cidras