Em 19 de novembro de 1976, Raul Seixas fez um show histórico no município catarinense de Joaçaba. Segundo consta, a apresentação foi contratada em comemoração aos 50 anos da emancipação da cidade, que, segundo estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.

Foi um acontecimento regional. O show lotou o Ginásio Ivo Silveira, o Silveirão (demolido em 2013). As arquibancadas não foram suficientes e o público cercou o palco para acompanhar de perto um Raul Seixas que estava no auge. O show durou cerca de uma hora, e o setlist foi o seguinte:

Medley: Al Capone/Rockixe/Prelúdio/Como Vovó já Dizia
S.O.S
O Trem das 7
Metamorfose Ambulante
Medo da Chuva
Be-Bop-a-Lula
Long Tall Sally
As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor
Eu Nasci há 10 Mil Anos Atrás
Ouro de Tolo
Sociedade Alternativa

Raulzito interagiu com fãs e distribuiu autógrafos após o show
O ginásio de esportes da cidade recebeu o cantor para uma apresentação que ficou marcada na história

A apresentação ocorreu poucos dias antes do lançamento do LP Há 10 Mil Anos Atrás e Raulzito cantou a faixa-título do novo disco ao público de Joaçaba. Uma raridade, já que a canção, depois de lançada, não costumava fazer parte do repertório ao vivo do baiano.

Depois do show, Raul Seixas ainda confraternizou com fãs e concedeu uma entrevista ao radialista Antônio Carlos “Bolinha” Pereira nos fundos do Silveirão, sobre alguns tatames. Diz a lenda que o roqueiro ficou por três dias em Joaçaba, isolado em um sítio com apenas alguns poucos amigos.

Raul concede entrevista para Bolinha Pereira

Aliás, outras lendas rondam a passagem de Raulzito pela cidade do meio-Oeste catarinense. Uma delas diz que Raul ficou muito amigo de um certo Pedro, morador da cidade, a quem o cantor teria dedicado Meu Amigo Pedro. Uma história que, porém, não condiz com a realidade, já que a música em questão já estava composta (em parceria com Paulo Coelho) e gravada na época do show em Joaçaba.

O registro do show está disponível no YouTube. A qualidade do áudio não é das melhores, mas vale a pena conferir. Também é possível ouvir a rápida entrevista concedida a Bolinha Pereira, veiculada originalmente em 20 de novembro de 1976, na qual Raul fala sobre seu novo disco.